quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Um pouquinho de Brasil, iáiá...

Nação verde-amarela, de felicidade perene, gostaria de começar esse texto falando que no solo dessa pátria mãe gentil, nasceram gênios da música como Durval Lelys, Zezé de Camargo, Marquinhos Maraial, Zeca Pagodinho, Waldick Soriano, entre tantos outros. Porém, acredito que começando um texto desta forma em uma revista de credibilidade nacional, ou seria censurado ou a revista perderia toda sua credibilidade [Como no meu blog não tem censura e ainda não temos credibilidade pra porra nenhuma, então vou aumentar a lista de gênios com: Bel Marques, Dorgival Dantas, Arnaldo Sacomani, Reginaldo Rossi e por aí vai...].

Certamente os intelectuosos que leram este primeiro parágrafo, devem estar insultando até a minha décima geração, clamando por nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Osvaldo Montenegro, Renato Russo, Cazuza, etc. [De antemão, aviso que também aprecio bastante]. Mas, a verdade é que o Brasil é um país de uma diversidade cultural evidente e limitar esta outra classe de gênios é transgredir o gosto popular.

Ultimamente li inúmeros comentários e reportagens a respeito da vulgaridade presente nas atuais músicas de forró. Sinceramente, acho que as pessoas antes de fazerem qualquer julgamento deviam ter um pouco mais de bom humor, menos moralismo e procurar escutar as músicas de uma forma mais descontraída [Parece até que porque a música diz “Chupa que é de uva”, todo mundo vai sair chupando todo mundo por aí].

Já imaginaram, você em um show de forró, com um litro de Montilla no “quengo “, escutando a seguinte letra: “O meu amor / Tem um jeito manso que é só seu / De me fazer rodeios / De me beijar os seios / Me beijar o ventre / E me deixar em brasa / Desfruta do meu corpo / Como se o meu corpo fosse a sua casa” [Composição do incomparável Chico Buarque]. Agora imagine a mesma situação, e a seguinte composição: “Se eu te pego do meu jeito / Do jeito que eu to afim / É TXAN TXAN TXAN / Tome amor sua danadinha!!!”. São duas maneiras diferentes de ver o mesmo mundo, mas acredito que a segunda situação é mais adequada no cenário ensaiado [Até por questões didáticas e objetivas].

Tudo bem, agora é a parte que você me xinga e diz que é por isso que o Brasil não vai pra frente e que eu sou mais um alienado musical [Terminou?]. Pois bem, pois então vá pra os Estados Unidos, país de primeiro mundo. Lá, a vulgaridade e o duplo sentido não estão nas músicas mais tocadas. A [beata] Britney Spears canta algo do tipo: “Oh, it´s so hot / and I need some air / and boy, don´t stop ‘cause I´m halfway there”. Mas, se você curte mesmo é um rock, então talvez prefira um Red Hot Chili Peppers tocando um: “I want to party on your pussy, baby”. Pra fechar, se nós temos o “Créu”, eles têm entre as mais tocadas, Akon e Snoop Dog, mandando um: “I wanna fuck you (fuck you), you already know”. [A verdade é que essa de comparar gosto musical com progresso nacional é colóquio flácido para acalentar bovino. No popular: conversa mole pra boi dormir!]

A liberdade musical está no mundo todo, não é privilégio brasileiro. Temos que ter espaço para gênios, como Raulzito e sua metamorfose ambulante até Amado Batista e a princesa, musa de seus pensamentos. Hoje, quero apenas, em nome do forró [daquele mais cabarelizado que tem], saudar todos os brasileiros que sabem se divertir nesta comunhão eclética, respeitando todos os gostos, estilos, ritmos e composições. Pois neste país, que bebe, cai e levanta, pra descer na boca da garrafa, existe um mundo de hipocrisia que insiste em nos rodear. Mas, um dia as águas de março apagarão sem ver toda essa droga, e a moça do corpo dourado do sol de Ipanema não terá vergonha de ser feliz, dançando funk, o forró e pagode, sem censura e sem dolo!

[Afinal, isso aqui iôiô, TAMBÉM é um pouquinho de Brasil iaiá...]

6 comentários:

Mirna disse...

Tu é foda!!
Não é a toa que sou sua fã!

Vinicius Nóbrega disse...

Percebi um clubismo na parte do "chupa que é de uva".

hehehehe

Elvis Guimarães disse...

véui gud

Unknown disse...

O melhor desse blog é começar a lê-lo e advinhar quem está escrevendo o artigo...

Esse foi uma bagatela de fácil...
Valeu magoooo

Renata disse...

Mago,

Adoro seus textos, mesmo não concordando com este em particular :P

Mas, para não levantar polêmicas, já tão ligadas a minha pessoa :P, irei somente dizer que faltou seu nome no início desse texto (Cadê o compositor de Mais um Verão?)

kkk
Bjos

Renata

Ígor Mago disse...

Mirna,
Grato pelo comentário, tico e teco! :P

Vinícius,
A parte do clubismo está em Durval Lelys, Asa de Águia (5x1) e tal? heheh!!

Elvis,
Jamais mudos! :D

Phipa,
Essa foi facim facim, ein! ;P

Renata,
kkkkkkkkkkkkk!!
Agradeço pelo comentário sincero! Adorei! :D

Este espaço aqui é bastante democrático e todas as opiniões são MUITO VÁLIDAS!!! Afinal, como eu disse no começo, não viemos pra explicar, viemos pra confundir (E polemizar)! :P

Logo, se quando você tiver uma opinião a favor ou contra, fique BASTANTE a vontade pra descer o sarrafo! ehehhehe! :D

De toda forma, obrigado pelos elogios e continue acessando o blog (e divulgando se tiver gostando lógico! rsrs)

Beijão!