domingo, 7 de setembro de 2008

A insatisfação congênita do ser humano

Todo mundo passa a vida inteira em busca da felicidade: Fato.

Essa busca pela felicidade se dá na vida de cada um seguindo os caminhos que nós achamos que nos levarão a ela. Dinheiro, amor, jogos, mulheres, masoquismo (O.o); todos os caminhos são válidos na cabeça de cada pessoa para se buscar a felicidade.

Agora, o que me impressiona ao analisar algumas pessoas (principalmente a mim mesmo) é o fato de que o ser humano, seja qual for o caminho que ele siga, nunca está 100% satisfeito. Sempre tem que reclamar de algo, ou comparar sua vida com a de alguém que, "certamente", é bem mais feliz do que você, mesmo quando você tem quase tudo nas mãos. É aquela velha máxima que diz que "a grama do vizinho sempre é mais verde". Eu imagino que isso seja algo que já vem de fábrica no modelo Homo sapiens, algo da psique, mas que foge dos meus poderes de análise (talvez outros blogueiros, como Freud, possam discursar melhor sobre isso).

Mas, voltando ao que nos é compatível - o empirismo - vejamos alguns casos. Quantas vezes já ouvi lamúrias de amigos (e meus amigos ouviram as minhas) sobre ser solteiro ou namorar? Milhões. O sujeito quando tá namorado há muito tempo vive dizendo: "Meu Deus, eu daria tudo pra sair sozinho, ir pra uma boate com os amigos e mil mulheres!"... aí passa um tempo, o sujeito fica solteiro e solta durante uma balada: "Tô cheio disso! Quero uma mulher pra me aquietar!" Ou então, na crise dos domingos à noite, diz logo: "Queria uma namorada pra ficar vendo o fantástico deitado no colo dela."

Não vou nem falar sobre o casamento: tão sonhado por todos e que todos reclamam quando o estão vivendo.

É realmente difícil de entender. O amor é uma dos caminhos mais procurados em busca da felicidade, e nem nele o homem (ou a mulher) sabe o que quer...

Mas essa insatisfação está presente em tudo. O Brasil tem 5 títulos mundiais, é o mais respeitado de todos os países no futebol. Mas isso basta? Nunca! Se o Brasil fosse Dodecacampeão (12 vezes) e os outros tivessem 1 ou 2 títulos, o brasileiro ainda ia querer que a Seleção ganhasse TODAS as partidas, seja de copa do mundo, copa américa, amistosos ou treinos.

Os pobres reclamam porque são pobres. Nada mais justo. Mas os muito ricos reclamam que não têm mais nada para conquistar, já têm tudo nas mãos.

Talvez seja a insatisfação congênita do ser humano que explica o fato de os Estados Unidos serem o país mais rico do mundo e, por outro lado, com maior número de suicídios e ataques de estudantes armados a escolas e universidades. É aquilo... o brasileiro inveja a baixa criminalidade da Finlândia; o finlandês inveja o calor do México; o mexicano inveja o desenvolvimento dos EUA; O americano inveja a alegria e o calor humano do Brasil; o brasileiro inveja a baixa criminalidade da Finlândia... e por ai vai, nesse infindável ciclo de reclamações.

A verdade é que ninguém está satisfeito por completo. Tem gente que não tem mais nada pra reclamar e...muda de sexo! Deve ser porque conseguiu resolver todos os problemas que um macho tem, ai foi em busca de solucionar os da mulher agora (e vice-versa).

Mas, aí é que tá a graça de se viver. Acho que a felicidade plena não existe de fato. A felicidade está na busca da felicidade (meio complexo, né?). Sendo pobre ou rico, casado ou solteiro, pentacampeão ou mero coadjuvante; o que importa é sonhar, traçar objetivos, alcançá-los. E depois? Mesmo assim não se sente feliz por completo? Corra atrás de novos objetivos e novos problemas para solucionar!

Um viva à insatisfação congênita do ser humano! É por causa dela que buscamos novas realidades e corremos sempre atrás da felicidade como cada um a idealiza.

P.S.: 90% das pessoas que fizerem mudança de sexo se disseram mais felizes! Pense sobre! :PPP

8 comentários:

Unknown disse...

li so o "PS", mas ficou bacana =D

Roberto Eduardo(Beto) disse...

Tô perprecto...

alderita disse...

Elvis meu filho, foste tu mesmo que escreveste essa maravilha? Meu Deus como tô ficando velha, vendo tú, tão feinho que era(agora ficou lindo, tú sabe disso), me fazendo refletir...
OBS: a idéia da mudança de sexo não descartei!

Beijos

Tia Nenen

Rennaly Alves disse...

Elviiis...

tah fazendo sucesso aqui em casa =P

Mirna disse...

Uma vez eu ouvi alguem dizer "o ser humano é gasoso" sempre quer mais e mais..
fiquei encucada..

lcss disse...

concordo plenamente
"a felicidade está na busca pela felicidade"..bela colocação!

conhecedor disse...

ooww elvis...nao pense sobre mudar de sexo nao....
isso seria triste demais pra mim
........seria infelicidade congênita

Elvis Guimarães disse...

huahuahuahuahuahu

nao sei quem eh vc, lia...mas nao me mate de vergonha! :D