segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Quem te viu, quem TV...

Alguma coisa de errado vem acontecendo com a TV brasileira nesses últimos anos.
Não sei se fui eu que abri os olhos com o avanço da idade ou se a programação está cada vez mais fraca, mas a verdade é que tá ficando mais difícil suportar certas coisas que acontecem na programação nacional.

Enquanto a qualidade técnica dos nosso canais é boa, ou pelo menos aceitável, a nível mundial, a programação está muito aquém, salvo alguns programas que são de respeito. Mas, o que acontece é que, se você não está envolvido com nenhuma novela, pouco resta pra se acompanhar na televisão.

Se o cidadão for humilde e tiver sua simples anteninha interna, no seu aparelho vai pegar (se ele morar numa região com bom sinal) a Globo, o SBT, Record, Band, RedeTV e Cultura (Tomando por base minha cidade, Campina Grande). Aí o cidadão vai lá e liga a TV de manhã... começa com uma mensagem triste de apelativa recitada pela insossa Ana Maria Braga. Depois são umas 2 horas de programa mostrando comida e entrevistas com algumas pessoas que até seriam interessantes, mas que guiadas por ela, conseguem ser enfadonhas. Isso só pra começar o dia com o pé direito. (Na verdade seria muito mais interessante se o programa fosse regido pelo Louro José, aquela cadelinha ficasse contando piadas e Ana Maria ficasse encoleirada em algum lugar do cenário.)

Ao longo da programação, a breguice assola a nossa TV... Eu sou fã de Sílvio Santos, do personagem Sílvio Santos e do empresário Sílvio Santos, mas do produtor Sílvio Santos eu tenho pavor. Já não bastasse ressuscitar todos os programas da década de 80, eles ainda voltam com o MESMO cenário! Custava algo botar umas coisinhas digitais ao invés de lâmpadas se apagando na contagem de tempo do "Qual é a música"? E aqueles dubladores com a cara pintada e cheia de purpurina?? Deus os perdoe, eles não sabem o que fazem.
"A praça é nossa", que já conseguiu ser engraçado um dia, hoje desperta ódio e deve traumatizar crianças país a fora.

Falando nisso, parece que os programas de humor do Brasil sofrem de alguma síndrome que vai acabando a graça deles com o passar do tempo; algo degenerativo, tipo um Alzheimer do humor. Casseta e Planeta era ótimo no início, era motivo de debate nos colégios no dia seguinte. Hoje a única risada que conseguem arrancar é a da cobrinha que aparece na vinheta deles (como diz meu pai). Rezo para que descubram a cura para isso antes que a turma do Pânico e do CQC também sejam afetados (Zorra Total não sofre dessa doença, pois nunca foi engraçado). Enquanto isso, Chico Anísio tá aí, desempregado ou numa geladeira. Vai entender...

Até quem tem algum programinha interessante consegue deixar brega a coisa... existe coisa mais sem lógica do que a voz do locutor dizer "Boa tarde, Luciano" toda vez que começa o caldeirão do Huck?

No quesito filmes, até que aparecem uns ou outros que prestem de noite. Mas, à tarde?? Se você der a sorte de ligar na Globo e não estar passando A Lagoa Azul, vai se deparar com algum filme de animal que pratica esporte ou algum no estilo High School, com "da pesada" ou "do barulho" no título. Aliás, quem aqui discorda que seria bem melhor que Serginho Groisman fizesse um programa vespertino – como o antigo Programa Livre – pra ser passado no lugar da sessão da tarde? Enquanto isso, ele tá lá, passando uma vez por semana, na madrugada de sábado, enquanto boa parcela da população ta bem mais preocupado em tomar uma e paquerar do que com a televisão.

E os programas de discussão familiar? Regina Volpato, Marcia Goldschmidt, Silvia Popovic! Ai, ai, ai... eu não acredito que alguém acompanhe aquilo sem ser com a intenção de rir da situação ridícula que aquele pessoa se expõe (se é que aquilo não é combinado).

Mas, me parece mesmo que é algo que vem de cima... até no velho e bom futebol, garantia de salvação da programação do domingo, eles conseguem escolher o pior jogo entre os 10 da rodada. Podem reparar, na maioria das rodadas acontece mais ou menos assim, o jogo vai lá rolando naquele marasmo e a bolinha aparecendo na tela dizendo que tem gol nos outros jogos. Fim da rodada; resultados: 4x3, 5x2, 3x0, 2x1... e o jogo da TV? 0x0 - Parece até que é combinado pra que a TV não possa dar alegria.

Diante de uma TV local tão recheada de coisas inúteis, quem tem algum dinheirinho a mais compra uma parabólica. São cerca de 25 canais a mais. Ou seja, 25 motivos a mais para se ter raiva! Agora você tem acesso direto a coisas irritantes como umas vaquinhas correndo na tela, jogo de futebol do campeonato sueco, os discursos animadíssimos dos deputados e senadores, óperas (essas eu gosto, mas quase ninguém gosta), pessoas vendendo coisas... São canais que ajudarão bastante caso você tenha tendências suicidas. Eles te ajudarão a colocar em prática seus desejos. :P

Aí vem a solução: já que a TV nacional não nos dá quase nada que preste, o segredo é pagar por uma TV por assinatura, certo? É um serviço nacional que nos oferece vários canais internacionais, pra todos os gostos. Na teoria seria a solução, mas devo confessar que quando eu tive uma dessas, passava cerca de meia hora na frente da TV vendo uns 105 canais e me decidindo. Era tanto canal que eu via um, gostava e pensava: "Vou ver se tem algo melhor
nos outros. Se não tiver, volto pra esse." Aí, quando terminava de passar pelos 105 canais, o programa que eu tinha gostado no primeiro já tinha acabado. Depois de um tempo desisti da TV por assinatura e resolvi me render aos estresses da TV aberta mesmo.

Mas, pra não ser tão radical, admito que no emaranhado de Sônia Abrão, Leão Lobo, Luciana Gimenez, Gugu, Mutantes, Canavial de Paixões, Casos de Família e tantos outros, existem coisas de qualidade como Jornal Nacional, Programa do Jô e mais alguns que vão seguindo uma escala evolutiva até chegar ao eterno rei da TV Brasileira: Chaves!

No fim das contas, eu nem posso reclamar muito, se fosse alguém realmente inteligente, não teria passado tanto tempo na frente de uma TV procurando algo de bom, já que eu podia ir numa biblioteca e ir diretamente em algo que certamente seria inteligente.

P.S.: Gostaria de ter tido coragem pra falar sobre aquele rapaz vestido de Superman que fica na platéia do Faustão, mas quis poupar meu coração de tanta contrariedade.

11 comentários:

Vinicius Nóbrega disse...

e vem mais crítica por aí...

Inglês através da Bíblia com Daize Lellys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inglês através da Bíblia com Daize Lellys disse...

Rapaz..eu comecei lendo um pedacinho só por curiosidade...Quando 'dei por mim' eram 4:00 da madruga (exatamente agora!) e eu ainda empolgada lendo os outros textos...
Gente, vocês estão demais!!! Me apaixonei!
Beijoca em cada um e ..bom dia né?
Daize Lellys
www.daizelellys.com

tamires lima disse...

Exato, Elvis, concordo com tudo...
Tá muito interessante o texto, gostei muito!
Inclusive conheço uma múcica que parece muito com esse texto. Vou mostrar um trecho dela:

"...A minha TV não se esquece nem do preço nem da prece que faço para a mesma funcionar. Me disse que se rende a internet em suma não se submete a nada para me informar.
Não quis saber de festa não pensou em ser honesta funcionando quando precisei. A notícia que esperava consegui na madrugada num site flick blog fotolog que acessei.
A minha tv tá louca, me mandou calar a boca e não tirar a bunda do sofá. Mas eu sou facinho de marré-de-sí, se a maré subir eu vou me levantar. Não quero saber se é cabo nem se minha assinatura vai mudar tudo que aprendi
triste o fim do seriado, um bocado magoado sem saber o que será de mim.
Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.
O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa. A vida ingrada de quem acha que é noticia, de quem acha que é momento, na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que nao tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto."

Bom, disse que ia mostrar só um trecho mas acabei mostrando a letra da música quase toda...hehehe
Mas é pq achei que se encaixa muito bem com o texto.
Tá ótimo o trabalho de vcs, leio sempre tds os textos, continuem assim...
Beijos!

Danielly disse...

Chaves é o rei!!!
Sábado eu e Fedão estavamos de bobeira esperando uma ligação de Rodolfo para sairmos pra tomar uma... Só que de repente começou a passar aquele episódio em que todo mundo da vila vai para Acapulco, ai acabamos ficando e assistindo até o fim sem mudar de canal um só momento hehehehehehehehehe
Bom demais...

Parabenizações aos blogueiros, tah bem legal =)

Obs.: Acho que o programa de Luciana Gimenez merece um post especial dedicado à ele... aos desfiles de lingerie, as entrevistas com as mulheres-frutas, a polêmica dos "atores" pornôs e, claro, a distinta Tammy Gretchiiiiim... saúde! =P

lcss disse...

eu já desisti de ver TV faz tempo...só o faço quando não tem nada, nada mesmo pra fazer.
vamos ler, é o melhor a ser feito. ou então entrar no msn no sábado a tarde e conversar sobre quão brega é o 'boa tarde, luciano' e as 'vacas' dançando aquela música insuportável... \o/

Unknown disse...

Boa Elvis, muito boa!

Unknown disse...

Elvis, muito bem colocado, viu?
é a triste, mas ao mesmo tempo cômica, realidade da TV BR.
Indentifiquei-me demaaaaais!

Rennaly Alves disse...

huahuahuahua

é por isso q tú é meu fã!! ops... meu ídolo ;D

O objetivo da TV brasileira é enriquecer os donos de locadora.

=*

BamBoocha disse...

grande texto!!!!
em tempos de eleição se dissesse q ia mudar a programação ja teria o meu voto!!
kkk
resenha!
mas ricou show o texto!

Unknown disse...

E o pior eh que a tv brasileira está entre as melhores do mundo...

A americana tem coisa pior a diferença eh que la praticamente todos tem acesso a tv paga.