terça-feira, 7 de outubro de 2008

That 00's show!

Com frequência, escuto por aí algumas pessoas mais velhas falando dos tempos passados. "Os anos 60 foram ótimos...", "Ah, a década de 70 foi a melhor", "Morro de saudade dos meus brinquedos dos anos 80!". Creio eu que todas essas pessoas que falam coisas desse tipo tenham milhões de recordações maravilhosas desses tempos. Mas o que acontece? Pessoas que não viveram determinadas épocas, por ouvirem falar tão bem desses tempos, acabam fazendo uma imagem utópica dessas décadas. Isso é uma das coisas que aguçam e justificam a insatisfação congênita do ser humano tratada em outro post (não leu? clique aqui e entenda melhor!).

Ouvir que tais épocas eram maravilhosas é tudo que o ser humano quer pra dizer que o mundo não é mais tão bom quanto na época dos seus pais. Claro, a gente nunca vai poder voltar no tempo (ou vai?) pra comparar as duas épocas distintas... e isso é somente o motivo que a gente quer pra ter mais uma coisa pra reclamar. Cria-se um mito. É mais ou menos como Pelé. Eu não tenho dúvida de que ele tenha sido o melhor de todos os tempos, mesmo tendo visto muito pouca coisa dele. Mas os antigos viram e dizem que ele foi. Já virou um fato; em breve os mais velhos morrerão e só restará a certeza: Pelé foi o melhor e hoje em dia não nascem mais jogadores como naquela época. (e quem é que vai poder comparar? (vídeos são muito falhos)

Isso de não se dar o devido valor às coisas no presente é algo que acompanha a humanidade há aproximadamente TODOS os anos. É aquilo que a gente cansa de dizer: "A gente só dá valor quando perde". Por isso que, ao longo da história, o que a gente mais vê são gênios que morrem pobres, mas, depois que morrem, viram nome de rua, de museu, aeroporto, o escambal, e a família ou os empresários lucram em cima deles.

Certo... fiz todo esse introit para levantar a bandeira de uma causa que eu defendo: Ao invés de ficarmos invejando as décadas passadas, vamos abrir o olho para a década incrível que nós estamos vivendo! Vamos gozá-la! Vamos assistir o That 70's Show* apenas para dar uma risadas, com consciência de que aquela foi sim uma época boa, mas já passou. Estamos vivendo agora o 00's show! E o melhor... somos protagonistas desse show e não platéia saudosista de algo que nem conhecemos! Somos platéia consciente, somos partícipes e somos autores desse show!!

Será que o povo não tem consciência do que a gente tem vivido nessa década? Ela já começou especial; tivemos a honra de iniciarmos um século e um milênio. Lembra da liberdade de expressão e cultural tão almejada nas tão invejadas décadas de 60 e 70? Agora nós a vivemos! Roupas sem preocupação demasiada com pudor, cabelos rebeldes (se quiser), tatuagens, piercings. Hoje nós podemos ser quem quisermos.

Nessa década vimos o Brasil ser pentacampeão, vimos um dos maiores atentados da humanidade (não que seja bom, mas foi marcante :P), vivemos uma revolução na comunicação com a difusão da internet e dos celulares, que passaram a ser acessíveis a todo mundo.

São mil evoluções que marcam esse período, se fosse ficar citando aqui, o texto ficaria grande demais. Mas, pra mim, a maior evolução é a da liberdade. Como é bom podermos fazer músicas com as letras que quisermos (por pior que sejam, mas podemos), como é bom sair de casa sem hora pra voltar sem ferir os costumes da sua família, como é bom sair e beijar quem você quiser sem ser visto como um traidor da moral (crianças, não façam isso!). Se as mulheres lutaram, por muito tempo, por direitos, hoje elas bebem, caem e levantam, vão pra onde querem, saem quando querem, casam com quem querem (é pra ser assim, quem não é ta vivendo idéias retrógradas).

Se os nossos pais se orgulham ao ouvir "Caminhando contra o vento sem lenço e sem documento", por saberem que viveram uma revolução, uma época que, pra eles, foi de ouro, eu cantarei com lágrimas nos olhos para meus filhos: "E a mulherada toda de pé no chão, com os tamanco na mão, com os cabelo assanhado, e eu na gandaia muito louco, doidão, com o litro na mão, bebo envernizado" (inclusive, Aviões do Forró foi mais importante pra minha geração/curtição do que Caetano Veloso (não falo de qualidade musical!)); cantarei também com o orgulho de termos vivido uma revolução. Vivemos a época das micaretas (junto com a década de 90), vivemos em toda a década festas populares como O Maior São João do Mundo (e festas equivalentes variando de região pra região), em que pudemos fazer o que quisemos e ser felizes por sermos quem somos.

Resta-nos 1 ano e 3 meses dessa década. Portanto, vamos aproveitá-la! Vamos viver nosso iê-iê-iê, vamos curtir nossos tempos da brilhantina e nossos embalos de sábado à noite, da nossa forma, sempre com paz e amor, bicho, para que nunca mais precisemos invejar a geração de ninguém, se o que nos traz felicidade é o presente! Façamos um final brilhante para o último ato do espetáculo que já se aproxima e depois é só arregaçar as mangas e começar o That 10's show!

P.S.: A propósito, como se chama essa década? Década de 2000? (O.o) Década de 00?? Estranho... :P

P.S.2: Se a gente parar pra reparar, todos os mais velhos que falam das décadas "encantadas" deles falam dos anos em que eram jovens. Portanto, o segredo para que o show nunca se acabe é nunca deixar a juventude acabar dentro de você.

*That 70's show é um seriado americano que fala da década de 70.

8 comentários:

Rodolfo Venancio Lima disse...

eu cantarei com lágrimas nos olhos para meus filhos: "E a mulherada toda de pé no chão, com os tamanco na mão, com os cabelo assanhado, e eu na gandaia muito louco, doidão, com o litro na mão, bebo envernizado"

Sem duvidas a melhor parte do texto !!!

Vinicius Nóbrega disse...

Anos 0 , também conhecido como Anos Lula.
hehehehe

Andreza Veiga disse...

Acho que o motivo pra se pensar que outras épocas foram melhores que a atual tá ligado à idéia de que "qualquer problema, por maior que seja, vai ser motivo de risada depois". Isso leva você a achar que uma situação preocupante agora sempre é maior que aquela outrora vivida, e não raro se ouve as pessoas dizerem "eu era feliz e não sabia". Além disso, quem não floreia lembranças e faz elas parecerem bem mais felizes na cabeça que na realidade? :]

tamires lima disse...

A originalidade do texto tinha que vir de tu mesmo Elvis...como sempre, irreverente e perspicaz!
E com uma forte pitada de humor, tua melhor qualidade!
heheheheehe
Tá ótimo!!!

Rennaly Alves disse...

=]

tenho que reconhecer que tá, realmente, bem melhor que o meu...

;)

lcss disse...

o povo reclama e se esquece de viver..nam!
se lamentar pra quê?

Unknown disse...

"Portanto, o segredo para que o show nunca se acabe é nunca deixar a juventude acabar dentro de você."

esse papinho de nao deixar a juventude acabar dentro de si, tá me cheirando a caba se aproximando de 3 décadas!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tanmires Morais disse...

é sempre mais fácil viver de utopias e idealizações...

mas como diz a música: 'ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais' e 'viver é melhor que sonhar'

enfim,

não invejo outras épocas, nem acho a nossa melhor ou pior, acho que cada pessoa é responsável pela vida e as recordações que tem...

, beeijo:*