sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Figuras de Linguagem

Um dia desses me bateu uma curiosidade repentina de saber o que são figuras de linguagem. Me dediquei por um tempinho na biblioteca central pesquisando sobre tal assunto e tive algumas experiências que acho que merecem ser compartilhadas.

No começo foi meio entediante; tive que, mesmo sendo alérgico, folhear aqueles livros bem novos e pouco empoeirados pra descobrir que a ironia consiste em dizer o contrário do que se pensa, com a intenção de gozar de alguém ou de alguma coisa.

Mas logo em seguida melhorou um pouco, quando li que a hipérbole tratava-se do exagero, fiquei morto de curiosidade e explodindo de ânimo pra pesquisar mais algumas figuras.

Ao mesmo tempo que vi muitas figuras de linguagens difíceis, algumas, como o eufemismo, dá para até os que tiveram menos desenvolvimento intelectual ou uma condição financeira menos favorável para frequentar melhores escolas entenderem que trata-se de uma figura que utiliza meios mais agradáveis e menos pesados para suavizar uma expressão.

Adorei a aliteração, a gente assimila agradavelmente.

Depois que adiantei mais pra frente a leitura, vi que o pleonasmo é um tipo de redundância em uma expressão, às vezes querendo enfatizá-la com destaque, outras vezes por um vacilo descuidado.

Pensei que ia ter dificuldades para entender a tal da prosopopéia, mas meu livro me falou em alto e bom tom que consistia em atribuir a seres inanimados ou irracionais habilidades próprias do homem.

Uma das figuras que mais me fez sentir o gostinho azul do saber foi a sinestesia, que é a mistura de planos sensoriais diferentes, como paladar e visão, ou olfato e tato, por exemplo.

Já as antíteses eu não gostei de jeito nenhum; elas são muito legais!

Meu Deus! Me senti um jumento relinchante por não saber de algo tão simples como que a apóstrofe é quando se evoca uma entidade e que a zoomorfização é quando o ser humano tem seu comportamento descrito como o de um animal.

Mas, o caso mais empolgante pra mim foi o da gradação. Vi que se trata de expor as coisas de forma crescente em busca de um clímax. Achei tão legal que li uma página, um capítulo, um livro e só me dei por satisfeito quando li uma coleção inteira sobre a tal!

Ao fim do dia, fiquei bem satisfeito por ter empregado meu tempo com uma pesquisa que me renderá uma melhoria do meu português, já que me proponho a ser escritor aqui em nosso blog, mesmo que amador. Mas uma única coisa me frustrou... eu tinha muita curiosidade em saber o que é onomatopéia, mas no exato momento que eu achei o capítulo que falava sobre ela... "KABUM"... caiu um raio e faltou energia na biblioteca... snif ;~

13 comentários:

Unknown disse...

artigo ou aula?

Andreza Veiga disse...

Elvis tem um caso patológico de excesso de criatividade. Ainda bem que vocês criaram esse blog, pra ele poder esvair a superprodução. =P

Mirna disse...

Eita.. gostei desse texto. Parece até coisa de Arnaldo Jabor.
huauhahauhah
Usei qual figura de linguagem com essa observação?? :P

Moab Martins disse...

esse cara é uma figura!!!

lcss disse...

arráaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
me falta o emoticon da mãozinha nesse momento ;~
bom texto!

Rennaly Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brenda Camilli disse...

kkkkkkkkkk, parabéns!!! Textinho inteligente, fácil de ler, cativante, enfim, muuuito bom! =)

Unknown disse...

Uma aula de artigo!

=P

Rennaly Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sueuda disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
A gargalhada é inevitável, assim como o elogio...
Tenho que elogiar vocês, pelas postagens. São demaais!
Caramba, você me fez sentir o
cheirinho suave e a maciez do saber.:) Adorei a sensação!
Agora por favor, pare de se achar menos inteligente por não saber tanto sobre figuras de linguagem, senão como é que eu vou me denominar?! =o
kkkkkkkkkkkkkkkk

tamires lima disse...

Elvis, como sempre, dando uma aula no seu jeito mais criativo!
É uma honra tê-lo como amigo...
Parabéns pelo texto!!!

novelas antigas disse...

Gostei muito desse blog e do assunto.
Parece até fácil de se estudar figuras de linguagem visto por esse texto.
Gostei muito da explicação.
Parabéns pelo blog.

novelas antigas disse...

Existe também um outro blog que fala desse assun to.
O blog foi muito bem estruturado.
Vale apena conferir.
Acho que o blog é:
http://9anocrioerecrio26.blogspot.com/
Nesse blog existem muitos comentários.
Gostei muito dele.
Abraços.