quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Nordestinidade

Depois de um post de Ígor que disse muito do que eu gostaria de falar da minha cidade, que também é meu país, me despertou um assunto. Quando li que ele era bairrista (que eu também sou), observei que esse sentimento de orgulho por um estado, cidade ou região é pouco cultivado no nosso querido Nordeste brasileiro (Salvo em Pernambuco e na Bahia). Nossa região só tem a perder com a falta de identificação do povo com todas as coisas que estão ligadas ao nordeste e a cada estado e cidade. Vamos analisar um pouco...

Tem gente que vai pro Rio passar uns dias, daí vai numa festa... chegando lá, alguns dizem que são de Recife ou Fortaleza (na cabeça deles, já que são do nordeste, pelo menos que sejam das maiores cidades...tsc tsc). Outros imitam o sotaque do Rio, ou de alguma cidade "do eixo". Um amigo meu faz isso, porque, segundo ele, se não for assim, não pega ninguém (claro, porque é feio... queria ver se fosse Gianecchini, podia ser mudo que a mulher ia querer ele).

Meu Deus, se tem uma coisa que eu odeio, é complexo de inferioridade... o povo estigmatizou tanto o nordeste, que até a forma que a gente fala é feia...agora, se vier um morto de fome, analfabeto e feio do sul/sudeste para cá, ele já ganha alguns pontinhos, porque fala com o sotaque "charmoso"... Arrghh!!!

Muitos nordestinos tem mania de dizer: "nosso sotaque é feio demais". "Claro que é"... a gente nasceu e foi criado vendo a globo e ouvindo os sotaques carioca e paulista todos os dias. Em contrapartida, aprendemos que o nordestino é o favelado e matuto do Brasil, que foge da seca e vai inchar as cidades do sudeste. Aí, obviamente, a gente cria uma discriminação com o nosso próprio sotaque (e com nossa cultura como um todo).

Mas, como diria Belo e Soweto: "É tempo de aprender"! Chegou a hora de abrirmos os olhos pra nossas qualidades.

Já pararam pra pensar que se fosse o contrario (o Nordeste rico e o sudeste na seca), aí seria lindo falar "TIa" (como nós falamos) e horrível falar "TXIA", com esse chiado no T+I ? Inclusive, eu nunca consegui entender a lógica da coisa... T+A = TA / T+E = TÉ / T+O = TÓ / T+U = TU... Por que danado T+I = TXI??? Esse X saiu de onde?? Se tivesse esse X aí a letra T se chamaria TXÊ, e não TÊ. Se falar "TXI" fosse certo, era pra ser TXA, TXE, TXI, TXO e TXU. É um jeito ou outro (dessa vez não tem moral pro meio termo).

Valorizar seu estado e sua região é tão importante que, mesmo o sotaque gaúcho não sendo igualzinho ao da TV, muita gente do Nordeste diz que aquilo é um charme enorme. Por que isso? Porque o RS se dá valor. Os gaúchos amam sua terra, tem a bandeira do estado, amam seus times e tem até movimento separatista. Isso passa uma imagem ótima do estado (claro que também conta o fato de ser um estado rico; mas ser menos rico não é motivo para não se ter orgulho do que se é). É isso que um estado precisa para ser grande, ao menos em cultura. Precisa que seu povo se orgulhe de suas tradições, de seu folclore, seu sotaque, seus times, suas cidades. Quando os paraibanos e outros nordestinos passarem a compreender "Paraíba" como um motivo de enorme orgulho e não de vergonha, conseguiremos nos impor em relação às outras culturas.

Usei o sotaque anteriormente como um exemplo, mas isso acontece em vários segmentos. Cito mais dois:

1) A música: nordestino gosta de forró eletrônico pra beber e farrar, mas muitas vezes esquecem de Luiz Gonzaga e os outros monstros da música, que estão anos luz acima da maioria dos compositores e cantores desse país e equiparados aos melhores.

2) O futebol: nordestino torce pra time de Rio e São Paulo e esquece muitas vezes de seus times (salvo exceções de cidades nas quais isso acontece mais raramente). Muitos dizem: "ah, eu torço pra um time grande e pra o time da minha cidade, porque vou ficar torcendo pra um time só da Série C, é?" Ah, faz muito sentido... então, se o Flamengo um dia cair pra a Série C e o XV de Piracicaba estiver na série A, todos os torcedores do flamengo vão torcer pelo XV, né? Já que não dá pra torcer só por um time de Série C (Sei que tem muita influência da TV nisso tudo, mas não entrarei na discussão, pois sou um Trezeano muito chato e não sou apropriado pra abordar isso :P) .

Recentemente, passei uns dias em Sergipe, e lá pude observar que alguns dos sergipanos (como acontece em vários lugares do Nordeste) tem o tal complexo de inferioridade supracitado. Passam o tempo todo querendo se justificar: "Ah, é porque Aracaju é pequena", "Ah, mas também, Sergipe é muito pobre". Pelo amor de Deus, procurem mostrar suas qualidades invés dos defeitos.

Já imaginou se você chega numa loja pra comprar um carro e o vendedor chega dizendo: "Olha, esse carro aqui é bonzinho, mas consome demais. Mas também né, o motor já tá todo desregulado e o carro é um dos mais feios da categoria"? O cliente vai sair de lá com a certeza de que aquilo é ultima coisa que ele quer adquirir. É assim que funciona o marketing em todas as esferas: A gente tem que botar na cabeça que aquilo q a gente vende ou promove é bom e que aquilo é uma verdade absoluta. Você só vai explicar ao comprador, usuário ou turista, os atributos "perfeitos" que aquilo tem. Assim será mais fácil dos terceiros enxergarem as qualidades acima dos defeitos.

Por último, uma analogia simples. O Brasil é riquíssimo em cultura, certo? Os brasileiros, quando vão para outros países, vivem agarrados nas bandeiras, cantando hino, morrendo de babar o Brasil, né? O mundo todo concorda que o Brasil é um país extraordinário por sua cultura e riquezas naturais. Ótimo. Tá vendo como dá pra se orgulhar do Brasil estando na França, por exemplo? Mesmo o Brasil sendo bem mais pobre, mesmo eles pensando que nós vivemos em árvores, que somos todos corruptos e que aqui é mais perigoso do que no Iraque! Nós nos orgulhamos do nosso país como ele é, e, pra nós, é o melhor país do mundo. Aí é que tá... queria que todos os nordestinos começassem agora a cultivar um pouco desse sentimento na relação região/país, estado/país ou cidade/país. Levem o melhor de sua terra para os quatro cantos e façam com que até os habitantes do paraíso sintam inveja de você por morar onde você mora.

Talvez muitos venham a discordar de tudo que acabei de escrever. Mas, como numa guerra, mesmo que todos se vão (não me acompanhem na minha ideologia), mesmo que eu seja um soldado solitário, estarei até o fim de pé, com orgulho, empunhando as bandeiras do meu estado, Paraíba, da minha região, Nordeste, e do meu país, Campina Grande!

P.S.: Não estou defendendo que o nordeste é melhor do que o resto do país. Não seria hipócrita ou burro para não saber os grandes problemas que nós vivemos. Só peço que valorizemos as inúmeras coisas boas que temos. Que os sulistas exaltem os pampas, que os nortistas amem a amazônia, que os italianos adorem Roma. O que importa é que demos mais valor às nossas coisas, sabendo reconhecer também os valores das outras coisas, mas sem supervalorizá-los.

P.S. 2: Acho que todos os meus textos no fim das contas vão remeter à velha e boa insatisfação congênita do ser humano. :P

P.S. 3: A imagem boa do RS que eu me refiro não tem nada a ver com AQUELA fama que falam sobre eles. Essa eu não queria pro Nordeste. :D

17 comentários:

Marcus Régis disse...

Texto muito bom Elvis! quem anda um pouco por ai a fora... Realmente pode comprovar tudo isso q voce falou!

Costumo dizer que nao nasci em Campina grande pra nao ser chamado de "prearcense" (quem nao entendeu troque "prear" por o outro time rival do TREZE KKKKKKKKKKKK ), mas Ai de quem falar mal da Paraíba e de Campina Grande (principalmente)


Sou Paraibano, que por destino apenas nasci em recife!

Abracos cegos&Surdos....

Sucesso!

Equipe InterMed disse...

só queria acrescentar que o nosso estado já tem sim um time grande... o CAMPINENSE CLUBE! estamos ai rumo a serie B...fica ai, mais uma opção, para aqueles que so torcem pra time de elite!!!

PS: eu sei que tem algumas pessoas ai do blog que torcem pro treze.. mas venho, aproveitando esse clima de orgulho de ser Campinese(nascido em Campina Grande), que venham todos a campo ver a Raposa da show! afinal somos o unico representante de Campina Grande no campeonato brasileiro! hehehehehehe

Abraço ao pessoal do blog... ta massa!

Marcus Régis disse...

QUE IGOR EH ESTE???????????

uahuahuahuahuauhauhauhauuahuha

Roberto Eduardo(Beto) disse...

Este ainda não é o nosso Igor...
hahahaha

Andreza Veiga disse...

Gostei, Elvis! Realmente o nordestino precisa se orgulhar de suas raízes e de sua cultura. É assim que nasce a identidade de um povo. ;]

"O melhor do nordeste é o nordestino"
Câmara Cascudo, o maior folclorista brasileiro.

Unknown disse...

Então, sempre leio mas nunca comento, hj senti a necessidade. Até pq é um texto do Elvis e sinto que preciso puxar a orelha dele. Gostei bastante do texo, concordo em muito pontos, mas acredito que não devemos exaltar algo esculhambando o outro. A sua expressão "sotaque "charmoso"... Arrghh!!!" é uma forma de atacar se defendendo. Na minha opinião uma forma de preconceito.
Outra coisa é o TXI ou TI ... reveja a regionalidade da sua fala e perceba uma coisa .. vc não fala "leitE" e sim "leitI". E pelo que eu sei é com E e não com I. Erros, gírias, problemas de linguagem vão existir em todos os cantos do nosso país. E isso é uma das coisas mais LINDAS q nosso país tem, nossas diferenças e particularidades. O que torna tudo mais interessante.

E tem outra, sabe aquela historinha de q o preconceito é maior entre a sua própira raça, cor ou credo??? Isso tem suas verdades.

Pq eu já morei no NORDESTE (Bahia e Paraíba), mas sou do SUL (Santa Catarina), voltei pra minha terra e até hj nunca ouvi alguém falar mal da minha querida e segunda casa, a região NORDESTE. Só exaltações sobre as belas paisagens, praias, povo acolhedor e amigo, melhor São João, melhores comediantes, entre outras muitas qualidades que me ocupariam dias para descrevê-las. Cada região tem seus pontos positivos e negativos.

AMEM onde vcs nasceram ou escolheram para viver ... e como diz o Elvis (nessa parte eu concordo) orgulhem-se e valorizem seu bairro, cidade, estado e região.

Saudações de alguém com muita saudade de Campina Grande

Elvis Guimarães disse...

Mariana...

Multíssimo obrigado pela participação!

Concordo com tudo que você falou. Deixa só eu esclarecer 2 coisas:

-O "Arghh" que eu botei naquela frase não foi para o sotaque e sim para a atitude de elevar alguém prematuramente apenas pelo sotaque. Eu não acho feio os outros sotaques, inclusive tem uns que até servem sim como um charme, mas, pra mim, um charme complementar e não um cartão de visitas, entende? :P

- E sobre o leitE e leitI. Eu sei que nosso sotaque também tem mil coisas erradas, como eXtudar ao invés de eZtudar (como deveria ser pronunciado). Mas, o que eu critico é a exaltação da pronuncia "tXio" e "tXia". Na verdade, apesar de ser uma pronuncia "errada", isso não tem mais jeito, é histórico e não vai mudar. Mas, que falem assim os que nasceram nas regiões que falam assim, né? Já que a gente nasceu falando tIa, não tem pra que falar "tXia" pra agradar o povo.

Mais uma vez, obrigado pela participação. Sempre espero ver comentários inteligentes seus aqui pra me ajudar a abrir os olhos pra as burrices que eu possa vir a escrever.

Espero ter esclarecido as questões e ter parecido um pouco menos preconceituoso.

Abraços!

Unknown disse...

Soldado dantas se recrutando para a batalha senhor!

Elvis Guimarães disse...

hauhauhauha, phillip. Certa feita Igor Mago disse que estaria nessa batalha também... já somos 3... será que conseguimos formar os 300 de Campina? :DD

Unknown disse...

Um bom texto amigo Elvis! Embora eu o considere mais saudável para os nordestinos de plantão (sim, mas o título é “Nordestinidade”, dã!). Qnd eu morava em Campina achava mt estranho o povo não usar a bandeira da Paraíba estampada no peito, amar CG mas desejar q ela fosse em outro estado, eu ficava passada! =P

Não é novidade pra mim a sua habilidade com as palavras, gostei das idéias, o caminho é esse mesmo, comecemos a convencer o vizinho de que ele nasceu e mora no lugar certo (e bom!), pq nós já estamos convencidos disso, heheheh.
Pra mim a “rivalidade” entre Campina e Caruaru é uma farra, como pernambucana eu tenho a maior felicidade em ser daqui, mas tb sinto saudade dos momentos “campinagrandenses” que vivi. Inté! =D

Unknown disse...

Muito bom Elvis!!! Quanto ao futebol, realmente a influência da TV é muito forte, talvez Pernambuco ainda não sofra disso por possuir uma imprensa robusta e mais presente naquele estado. Talvez a Televisão consiga passar emoção...mas Time do coração é aquele que você sente de perto, vai a campo e comemora um Gol ou um título, vai ao treino, compra uma rifa pra ajudar na reforma do estádio, ouve resenha pela rádio e com oportunidade de entrar no ar, tem esperança de um dia de estar entre os melhores não dividindo forças torcendo para aqueles que nem nos respeitam e nem nos consideram verdadeiros torcedores. Ontem no mesmo Horário do jogo do Campinense(jogo que pode dar acesso a série B) lotavam a Cabana do Gino torcedores do MENGÃO e VASCÃO, vendo isso cheguei até a ter vergonha de ser Nordestino. Para esses não tenho medo de Rotular de: PARAIBACA ou CARIOCA CABEÇÃO.

ORGULHO DE SER NORDESTINO!!!

Ígor Mago disse...

Felizmente, percebo uma certa melhora entre os contemporâneos!!!

Infelizmente, por motivos profissionais, AINDA não posso me orgulhar de estar em casa! Mas, estou sempre numa contagem regressiva! :)

E claro...
Soldado Mago, sempre pronto! ;D

Unknown disse...

Ótimo texto, Elvis!

Complexo de inferioridade não tá com nada!

Sobre a história da festa no Rio... realmente tem muita gente babaca e preconceituosa aqui no sudeste! Mas eu garanto que também tem muita gente aqui que é apaixonada pelo nordeste.
Apaixonada pelo povo, pela cultura, pelos lugares lindos, pela música, pela culinária, pelo sotaque...
Não nego que a discriminação exista. Até mesmo aqui em Vitória, onde rola complexo de inferioridade em relação aos outros estados do sudeste, o povo idiota discrimina os nordestinos.
O que me revolta é que é sem motivo. Pura falta de conhecimento e de personalidade pra negar o que está latente na sociedade.

Acho que a solução é essa que você deu: quando os nordestinos virem o nordeste como motivo de orgulho e mostrarem isso pro resto do Brasil, vão conseguir se impor.

Parabéns pelo blog! Leio sempre que posso.

Lorena Fafá

Angel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sueuda disse...

Eu penso que tudo isso passa antes de tudo, Elvis, por uma coisinha chamada amor-próprio. Amor que não permite que denigram os espaços que ocupamos, mesmo reconhecendo suas limitações.
Amor-próprio de uma povo que ainda não reconheceu suas possibilidades de ser e conquistar. E não digo isso em relação ao fato de querer ser melhor do que outra pessoa, estado ou país, mas de poder fazer melhor.
Sempre tive muito orgulho e muito amor, por ter nascido aqui em Campina, morar no meu bairrozinho querido e torcer pro Treze.
Me lembro que até pouco tempo, não concebia a possibilidade de morar em outro lugar. Hoje até poderia, mas passar muito tempo longe daqui...aí é pedir demais pra mim.
Viva ao amor pelo o que temos, somos e podemos ser!!!

Ah e parabéns pelo texto Elvis.

Milena disse...

Elvis, estou morando em Porto Alegre e concordo com os comentários de Mariana! Morro de orgulho quando me perguntam:
-` Báhhh Guria, com esse sotaque diferente tu nao é daqui! Tchê, tu é da onde??`
- Sou de Campina Grande,na Paraiba!!
Falo com muito orgulho, nunca sofri nenhum tipo de preconceito por conta do meu sotaque. Muito pelo contrario, quem conhece o nordeste so fala bem da hospitalidade, das praias, da alegria do povo....!
Sou PARAIBANA aqui ou em qualquer outro lugar!!! Morro de saudade da minha terra!!

Esse blog é muito nostalgico pra mim!!

Parabens, esta muito bom!!!

Unknown disse...

Elvis, por favor, gostaria de saber o nome do ilustrador do mapa-nordeste que publicou junto ao texto "Nordestinidade". Me conta?