quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Olhos de Ressaca...

Após um realista (demais) e polêmico (demais também) texto do nosso blogueiro-filósofo de bodocongó - Igor Mago - este post retoma temas relevantes para a cultura nacional.

Como é bem sabido por todos (assim espero), este ano se comemoram os 100 anos de morte do, quase unanimamente, considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis (é engraçado, né? Comemorar a morte do coitado, parece até que ele fez um mal ao Brasil). Tenho a ilusão de que Joaquim Maria Machado de Assis é um velho conhecido nosso, pelo simples fato de desfrutarmos de sua companhia desde os tempos do colegial, quando a simples leitura de O Alienista ou Quincas Borba era configurada como tortura ( não gosto nem de lembrar).

Meu propósito para este post foi de comentar algo mais específico de sua obra mais polêmica: Dom Casmurro. Antes de perder tempo com enigmas baratos do tipo "Capitu traiu Bentinho?", pretendo abordar algo mais intrigante: Capitu e seus olhos de ressaca. Mas afinal, o que vem a ser os olhos de ressaca? Grosso modo, podemos dizer que é quando as pessoas (mulheres estão na pole) nas festas, ou no outro dia, enchem a lata e ficam com cara de peixe-morto. Nada disso, caríssimo leitor. Segundo Bentinho, ela tinha um olhar de ressaca, olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Algo como periguete da época, em suma.

Caso Capitu vivesse nos dias atuais, ela iria ter uma pesada concorrência. Muitas mulheres, mesmo sem terem tido nenhum contato com tal obra, incorporaram perfeitamente o espírito da coisa. Nós homens, coitados, somos previsíveis de dar dó e piedade. Já o sexo oposto não! É capaz de dar-te um beijo com a mesma desfaçatez que empurra um punhal nas tuas costas. Capitu traiu Bentinho? O autor até hoje provoca nossa inteligência com essa questão, é um olhar tão poderosamente descrito por ele que jamais poderíamos medir, pesar ou situar o seu tamanho e intensidade.

Isso me faz recordar que no São João, uns amigos me mostraram uma menina que era comprometida. Nossa! Que mulher (perdão, Senhor)! Olhos verdes, corpo esguio, cabelos longos e sinuosos, olhar meigo e apaixonante. Quando tentava decifrar aquilo, um deles me chama para o lado e diz: "Betão, essa menina tá saindo comigo..." Caracoles! Como pode? Reconheci no mesmo instante o acompanhante dela. O cara era super-apaixonado, me falava que aquela era a mulher dos seus sonhos, etc e tal. Nesse instante o casal de pombinhos passa por nós, eis que a menina de olhar doce e apaixonado olha para trás e simplesmente DEVORA o meu amigo (nem Flora da novela das 8 conseguiria atuar daquela forma). Sim, caríssimos, ela devorou com um simples olhar. Simples não, porque aquilo era por demais composto. Tal garota transformou-se na personificação perfeita para mim do que poderia ser uma Capitu nos dias atuais.

As mulheres traem? Sim (Nem todas! Calma, eu sei que você, leitora, jamais faria isso, não precisa fechar o navegador), com tanta eficiência e capacidade que até os detetives mais tarimbados encaram verdadeiras maratonas para pegá-las no flagra, e ainda correndo o risco do marido não acreditar na gravação ou nas fotos colhidas durante a investigação (mas isso aí é tema para outro post). Elas traem com qualidade, digamos assim, enquanto nós homens traímos em quantidade [via de regra (os que traem, eu não)]. Elas são por demais complexas e imprevisíveis. Ainda não inventaram memória (hd) que suporte as variáveis possíveis que possam acontecer na cabeça delas. Seria tão legal se fizessem tal qual a Esfinge da mitologia grega: "Decifra-me ou devoro-te!!!" - Ficaria com a segunda opção.

P.S.: As mulheres traem com olhos de ressaca. Mas, nessa ressaca só quem sente a dor na cabeça é o pobre do corno... ela passa essa ressaca sem nenhum mal-estar.

14 comentários:

tamires lima disse...

Beeeto rapaaaz! Estou perplexa com o assuntoo do texto, mas não pq me encaixo no contexto não(jamaaaisss, hahaha), e sim pela ousadia do texto!
E por isso mesmo que ele tá bem feito...

Pois é, né?!
As mulheres até para trair têm classe e inteligência para nem mesmo um detetive descobrir, como foi dito no texto!
A grande diferença tá aí!!!
hehehehehee

Beijo!

Roberto Eduardo(Beto) disse...

Obrigado pelo elogio Tamires,
a ousadia do texto esté em situá-lo nos dias atuais,está como poderiamos dizer atualíssimo!hehe
e continue com suas colocações pertinentes...

Ígor Mago disse...

Beto... Se superando ein! heheh!
Da mesma forma q eu qualifiquei o outro texto como fantasioso, este classifico com real e atualíssimo! huahua!

Capitu hj seria mera coadjuvante perto de certas "beldades". Os seus olhos de ressaca geraram pelo menos a desconfiança de Bentinho, enquanto hj, tem gente dissimulando até os próprios olhos de ressaca! hehehe!

Paradoxal? Pouco me importa, afinal, POR ENQUANTO eu só posso fazer o papel de Escobar! hehe!

Unknown disse...

O melhor post até então...

Unknown disse...

"Algo como periguete da época, em suma".

kkkkkkkkkkkkkkk
Morro de rir com vcs!

Ótimo texto, Beto! =*

Unknown disse...

huhuhu

mto bom! Adoro Dom Casmurro. Me lembro na escola, devo ter lido ele nos meus três anos de ensino médio.
Falando em olhos e olhares das mulheres, isso me lembrou de que o olhar de uma mulher diz mta coisa, mulheres podem ter conversas inteiras só por olhar uma pra outra... e vcs nem percebem. ;)

hehehe

adorei o texto, beto!!

bjoo vcs!

Vinicius Nóbrega disse...

Fica a pergunta de quem seria ...
kkkkkkkk

Jully disse...

Realmente, depois de 100 anos de sua morte, Machado de Assis ainda se faz presente com seus textos e personagens se personificando mundo afora...sem dúvida Capitu é materializada em muitas mulheres que fazem de seus "olhos de ressaca" verdadeiras armas de sedução, tornando frágil o famoso sexo forte...classifico isso como, no mínimo, triste, pois julgo desnecessário esse artifício que carrega consigo a possibilidade de traição, visto que não somos obrigados a estar com ninguém, mas a partir do momento em que estamos, acredito ser uma obrigação a fidelidade...se for para estar com várias, por que se prender e enganar uma pessoa????Acho a traição totalmente desnecessária,mas parece ser o esporte favorito de muitas pessoas, infelizmente!!!! E tenho que concordar que a classe feminina vem , cada dia mais, praticando esse esporte e de forma mesmo profissional, como bem Beto frisou no seu texto. Eu não pertenço a esse time e afirmo sem medo que, se um dia tiver olhos de ressaca, estes serão mesmo por causa de uma ressaca kkkkkkkkkk
Bjoooo, Beto!!!!! E parabéns pelos comentários!

Tati Monteiro disse...

Otimo texto.

Parabéns Beto, muito bom!

Rodolfo Venancio Lima disse...

Até agora um dos melhores posts !!!

Unknown disse...

texto "polhêmico"!!!

tanto pra nós (homens) que ficamos montando a imagem da dita cuja do olhar doce!!!

bem como pras garotas, tanto as capitus que ficam tensas (claro que não conseguimos enxergar sua tensão capitus que são), como as puritanas que agr estão acuadas vendo seus planos em risco!

mt boa análise machadiana, nobre doutorzinho!

conhecedor disse...

Conheço bemmmm a moça, rrsrsrs, relembrei este post, mtu bom!

Ela agora parece que tá tda direitinha ai com um cara de Recife, nunca mais vi seus olhos de ressaca....

PRA ELA: "ai se eu te pego, ai ai se eu te pego"

obs. Ela conhece a obra, só não sabia que estava representando a capitu real, eu acho...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

conhecedor disse...

V6 tem alguma informação sobre ela hoje a mais que a que eu falei?? Vc continua sendo esbobar igor?
hahahahhaha
_____"_______

Será mesmo que ela tá quietinha quietinha heim?

conhecedor disse...

ha..

Vinicius, se vc for amigo de quem eu penso, vc sabe quem é!!
kkkkkkkkkk