terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira conveniente

Já pensei várias vezes comigo mesmo e observei que outras pessoas já observaram o mesmo: o ser humano prefere não encarar a realidade para evitar decepções e evitar ter que encarar as dificuldades surgidas com o fim da doce ilusão vivida até então.

A ilusão é muito boa. Viver um conto de fadas, em que nada está errado, é perfeito, mas só é perfeito até o momento em que alguém ou algo vem e mostra a realidade de fato. Aí, qual é a solução buscada pelo comodista? Não acreditar na verdade, independentemente de quão fidedigna seja a fonte. Alguns chamam de "tapar o sol com a peneira". Outros já disseram que "o pior cego é aquele que não quer ver". Se você observar bem ao seu redor (ou até com você mesmo) vai encontrar vários casos em que as pessoas preferem continuar se enganando a admitir que tudo ia errado, sofrer e buscar dar a volta por cima. Mas NENHUM caso é melhor exemplo dessa cegueira do que a do homem corneado!

Digo do homem mesmo, o macho, porque esse se acha acima do bem e do mal quando o assunto é romance. As mulheres têm o dom de perdoar (ou então se vingam e fingem que perdoaram), mas, o homem? O homem não. Esse, por saber que não aguentaria a humilhação de ser enganado pela mulher e perdoá-la, simplesmente faz de conta que tudo foi um mal entendido (ou vários mal-entendidos que aconteceram numa sequência de coincidências raríssimas, mas que "obviamente", foram apenas coincidências).

Se um amigo vem contar é porque ele é apaixonado por sua namorada. Se uma menina vem contar é porque ela é apaixonada por você. Se a mãe vê e conta é porque as mães são antiquadas e, certamente, se equivocou na interpretação do que viu, e assim por diante... sempre dá pra arrumar uma desculpinha.

Existem algumas explicações que podem ser consideradas para isso tudo. Uma das explicações é que: o homem encontra a mulher "ideal", passa 5 anos feliz (por exemplo), faz planos, já vislumbra os molequinhos brincando no quintal e um futuro feliz e aposentado ao lado da prenda que o acompanhou na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, honrando, teoricamente, o voto de fidelidade feito diante da cruz, ou apenas feito entre o casal.

Então vem alguém, ou "alguéns", e faz com que todos esses planos vão por água abaixo, com que o conto de fadas vire história de terror. Aí o comodismo fala mais alto. O cara simplesmente põe como absoluta a integridade da sua mulher, e 'ai' de quem disser do contrário. Afinal, entorpecido pelo amor, ele acha que não precisa de amigos nem de família. Aquele casal conseguirá atravessar qualquer barreira, apenas pela força que emana do coração. Pffff... Claramente patético pra quem vê de fora. Obviamente perfeito pra quem o vive.

Bem... essa explicação pode ser um dia provada por estudos científicos da ordem sócio-antopológica, ou até mesmo biológica, que detalharão as mutações que ocorrem no homem no período em que está sob efeito do amor. Mas, outra explicação que eu acredito é que, quando estão crescendo, os chifres rompem ligamentos nervosos entre os olhos e a parte do cérebro responsável pela razão. Esse rompimento é compensado naturalmente pelo organismo através do fortalecimento dos ligamentos entre os olhos e a parte responsável pela paixão.

P.S.: Claro que não são todos os homens que encaram a traição dessa maneira, alguns abençoados têm amor próprio maior do que a cegueira.

P.S. 2: Peço licença ao gênio Saramago para utilizar seu título em algo de tão pequena grandeza. :)

15 comentários:

Roberto Eduardo(Beto) disse...

Nada mais precisa ser dito, eu só queria fazer uma observação a algo extremamente peculiar no corno: o GPS que fica implantado no chifre, sim, porque ele desconfia de tudo, sabe onde está o urso, vai lá, e no final das contas não se convence de nada!hahaha,pelo menos o GPS é um item de série(ou fora de série). Agradeço ao mestre José Saramago por ter nos dado a inspiração necessária para o título, tudo nasceu a partir daí.

Rodolfo Venancio Lima disse...

Tema altamente delicado para os machos, que sempre tentam fugir de tal assunto, afirmando que isso nunca vai lhe atingir, pois se garantem no seu taco...
É, essa confiança exarcerbada de tais individuos, são o 1º passo para a diplomação de corno no meu ver, irei até usar de algo esdruxulo que ouvi por esses dias a respeito da mulher, que um bixo que sangra durante 5 dias e não morre não mereçe que se confie 100% nele, algo totalmente machista, me perdoem as leitoras do blog.
Mais iai vc confia 100% na sua companheira ? Eis a pergunta.

Andreza Veiga disse...

"Mas, outra explicação que eu acredito é que, quando estão crescendo, os chifres rompem ligamentos nervosos entre os olhos e a parte do cérebro responsável pela razão."

Isso explica TANTA coisa :x
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não vejo o que vocês vêem em Saramago. ¬¬

Andreza Veiga disse...

É, Rodolfo. Bastante machista e genérico, mas tudo bem. :]

Rodolfo Venancio Lima disse...

vale salientar que não concordo com tal sitação andreza, porém mulher é altamente imprevisivel em determinados aspectos e em outro não, oq faz com que literalmente deem um nó na nossa cabeça, dai a não confiaça 100% de alguns homens em vcs.

Andreza Veiga disse...

Quanto a isso eu concordo, Rodolfo. E generalizo mais ainda: homens também não são nem 100% confiáveis nem tampouco fáceis de se entender como pressupõe a mente masculina. ¬¬

Elvis Guimarães disse...

Não dá pra se confiar 100% nem em si mesmo. Estamos sujeitos a surtos e loucuras...

Acho q a escala de confiança eh:

1 - Si mesmo
2 - Mãe
3 - Pai
4 - Irmãos
5 - Amigos (considerando q namorada eh amiga tb)

Com algumas diferenças de caso pra caso...

Rodolfo Venancio Lima disse...

"Não dá pra se confiar 100% nem em si mesmo. Estamos sujeitos a surtos e loucuras..."

Principalmente os fãs e adptos de programas étílicos.

Unknown disse...

De muito bom nível o texto...

Mas eh como diriam os sábios filósofos do programa de Mussão, biu bebê e Carrocinha de piu: "chifre é igual a caixão, todos um dia vão ter o seu".

Situação extremamente delicada, eu mesmo não sei se contaria a alguém ao ver um chifre, a não ser que fosse MUITO amigo meu...

Vinicius Nóbrega disse...

já começou queimando ...

Mas esse é o lado bom do corno. ele não tem culpa de nada. pior são os que brigam e até matam pela "honra".

Ígor Mago disse...

É como eu sempre digo: "CHIFRE é que nem GOL, quem não faz LEVA e quem FAZ MUITO, sempre toma o de HONRA no final".

Farei um comentário "mais elaborado" a noite! :P

Elvis Guimarães disse...

uhauhahahuahu igor huehuehue

fora q corno é quem nem bujão de gás: toda casa se num tiver 1 tem 2...

Roberto Eduardo(Beto) disse...

Base científica pra coisa:

http://e-paulopes.blogspot.com/2008/11/traio-feminina-cresce-e-masculina-cai.html

Unknown disse...

É aquela velha conversinha...

chifre n eh p quem quer, eh p quem pode!! mesmo que nem sempre poder é querer. Mas ah coisas q não estamos aki tão aptas a aceitar, por isso alguns passam por momentos imprevisíveis q nem eles (os cornos) em sã conciência admitiria fazer tal coisa um dia.

Andreza Veiga disse...

"chifre n eh p quem quer, eh p quem pode!! mesmo que nem sempre poder é querer."

Até pq ninguém acorda de manhã dizendo "Mermão, tô looouco pra levar um chifre hoje! Vou dar a idéia a fulano(a)!"